A Arte é a ciência que acompanha, estuda, define e caracteriza a história da espécie humana desde a sua existência.
A Gastronomia é a ciência que documenta, testemunha e reflecte o gosto, os hábitos, as tradições e as modas da dieta da espécie humana desde a sua existência.
Factos e acontecimentos representados ou traduzidos por símbolos, signos, cores, linhas, letras, madeiras, pedras, sintéticos, processos de criatividade infindáveis.
Arte é, também, o mais belo produto criado pelo Homem durante o seu percurso pela Terra. É a criação sublime que pode aproximá-lo da Natureza, a grande Mãe de paisagens estonteantes.
Sobrevivência que se transforma no maior dos prazeres da vida, através da conjugação entre várias matérias-primas de origem animal, vegetal, mineral e incontáveis técnicas de preparação das mesmas.
A Gastronomia é, também, uma das maiores provas de que o ser humano terá, de facto, alguma inteligência.
É a Magia na qual eu acredito, defendo e adoro religiosamente.
É a optimização do emprego dos cinco sentido que resulta num pico de sensações que são só e apenas isso mesmo, não podem ser descritas por palavras, por muito que os críticos insistam.
Gastronomia é o único processo eficaz de tradução de sentimentos e sensações humanas.
A Arte e a Gastronomia são indissociáveis. Arte/Gastronomia é o binómio-chave que marca a derradeira diferença entre a espécie humana e os restantes seres vivos.
E a Gastronomia é, para mim!, a Arte por excelência.
Sem comentários:
Enviar um comentário