sexta-feira, 9 de março de 2012

Surpresa!

            A vida também é feita de prazeres. Quero falar-vos de dois que são fundamentais para mim: a amizade e os sabores.
            Se estes dois forem ligados pelo factor surpresa, tanto melhor!
            Pois ontem houve jantar de amigas na casa do sapo. Devo dizer que sentia falta deste momento e de todos os procedimentos que implica. Decisão da ementa – optámos pelos clássicos bifes com cogumelos - as compras em conjunto, a confecção o manjar, tudo temperado com boas gargalhadas, alguma parvoíce, e banda sonora adequada.
            A diferença deste encontro entre amigas de longa data residiu no facto de a Aida, qual raposa (boazinha!), ter andado literalmente a tramar nas nossas costas e, gravíssimo!, nas nossas barbas também, visto que somos praticamente vizinhas. Mas se é para tramas destas, que continue!
            Durante as compras, negou com veemência a ideia de comprarmos sobremesa. Estranho.
            Já a caminho da casa do sapo, alegou que teria de ir primeiro a sua casa, com o pretexto de lá deixar a carteira e os livros. Enquanto isso, a Gabi e eu ficámos em modo de espera na D. Ângela.
            Passaram-se cinco minutos e chega a Aida. Vinha acompanhada. Muito bem acompanhada.
            Pousou a sua companhia na mesa, eu soltei um guincho e estiquei a mão para alertar a Gabi, que entretanto estava de cabeça voltada a conversar com a D. Ângela. Ao avistar a famosa companhia, invadiu-a uma expressão de incredulidade, arregalando os olhos e a boca.
            Fomos assim completamente apanhadas de surpresa!
            As surpresas são especiais. Os surpreendidos nunca sonham que alguém está com o pensamento e a acção para eles direccionados. Nem sonham aquilo que os aguarda. Por sua vez, os surpreendentes (epíteto que a partir deste momento atribuo àqueles que preparam surpresas) sabem na perfeição o que faz felizes os surpreendidos.
            Só um verdadeiro amigo pode conhecer-nos ao ponto de saber com toda a legitimidade e segurança que uma mousse de menta feita à socapa vai refrescar-nos o coração.
            E foi esta a surpresa que fez a delícia da nossa sobremesa. Combinação – chave: todo o ritual próprio de um jantar de amigas, acompanhado pelo saborear da novidade de uma receita experimentada pela primeira vez. Mais  uma experiência, mais uma partilha, mais um momento daqueles que me preenchem a alma.
            Já o estômago foi preenchido por esta variação da minha sobremesa preferida, imediatamente aprovada pelas papilas gustativas, que aliás se tornaram totalmente adeptas da frescura e da inovação do sabor mas, acima de tudo, ficaram gratas pela manutenção da consistência da pasta.
            No fundo, a amizade e a mousse têm em comum um ponto que não pode falhar: a consistência.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Só um verdadeiro amigo sabe como encher o nosso coração :). Obrigada!
    Venham mais surpresas.
    Venham mais Doces em Casa nesta Vida em Sabores.
    ******

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Venha lá isso tudo! :) Ainda bem que gostou :) E viva a Amizade! :D

      Eliminar