segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mimos da Belinha

Ainda “a ressacar” do arroz de tordos, o almoço de Domingo, desta vez em casa casa dos Avós maternos Belinha e Bilo, reservou-me uma surpresa.
Depois do assado de costelinhas, batatas com casca, arroz branco e espigos salteados, diz a Belinha ao Bilo “Abílio, traz a sobremesa!”; SOBREMESA: ouvindo esta preciosa palavra, os meus olhos iluminaram-se, acompanhando o girar da cabeça, em direcção à Belinha, como que a indagar “fizeste sobremesa?!”, pelo que a minha avó logo esclareceu, objectiva e assertivamente, limitando-se a proferir as palavras mágicas: mousse de chocolate. Mousse de chocolate, a minha sobremesa preferida! O meu contentamento foi imediato e bem visível, tanto que emocionei a minha avó, que se comoveu com a satisfação que o seu gesto provocara.
O Bilo, que entretanto se dirigira à cozinha para ir buscar a mousse, irrompeu pela sala, de taça de vidro na mão, contendo a pasta escura, encorpada, espessa, doce. Para a apreciarmos como deve ser, devemos levar à boca uma boa colher de sobremesa, completamente cheia, para sentir o aveludado da sua consistência, aliado ao forte sabor do chocolate…
Não há, decididamente, doce tão bom. Para além do seu sabor, é a sobremesa que se adequa sempre a tudo: tem poder para rematar qualquer prato. É universal. No entanto, tem obrigatoriamente de ser bem feita, caseira, começando por ligar muito bem o açúcar e as gemas, e optando por um chocolate com grande percentagem de cacau.

Sem comentários:

Enviar um comentário